Terça, 03 de Agosto de 2021 20:57
47 9.9201.1173
Polícia Roubo

Roubos de cabos deixam moradores sem internet

A suspeita é que seriam ladrões de fios fingindo ser operários de empresas operadoras.

12/07/2021 10h18
Por: Redação
Roubos de cabos deixam moradores sem internet

Moradores do bairro São Vicente, em Itajaí, denunciaram que homens sem crachás e sem uniforme e em carros sem identificação cortaram a fiação da rede de telefonia e internet nessa semana, deixando a vizinhança sem net. A suspeita é que seriam ladrões de fios fingindo ser operários de empresas operadoras.

Uma moradora da rua Paulo Kleis Júnior relatou que ficou sem internet desde terça-feira, quando os fios foram cortados. Os homens disseram que estavam retirando a fiação desativada da antiga da rede de internet. “Eles cortaram o fio errado. Não só o meu, mas de vizinhos também”, relatou, frisando que paga a operadora de internet em dia.

Na quinta-feira, um funcionário da Claro esteve no endereço reinstalando a internet para a cliente, mas não foi esclarecido o problema do  corte de fios na rede. Conforme a moradora, o funcionário contou que houve diversos chamados de clientes em razão da retirada suspeita de fios.

Imagens de câmeras de vigilância mostram os homens puxando e cortando a fiação. O material é colocado na carretinha de um carro que não tem adesivo de nenhuma empresa. A moradora questionou a falta de identificação na terça-feira. “Eles falaram que por causa da chuva não colocaram os adesivos”, disse.

A gerência regional da Celesc informou que não tem conhecimento do trabalho das empresas de telefonia ou internet, que pagam um aluguel pra usar os postes da rede da concessionária de energia. O trabalho de pessoas sem uniforme foi considerado suspeito pela empresa.

Equipes identificadas

Em nota, a Claro informou que possui uma rotina de manutenção preventiva e de adequação do cabeamento nas ruas das cidades, realizada por profissionais devidamente identificados. A empresa não explicou se houve algum trabalho de remoção de fios no bairro São Vicente por empregados ou funcionários terceirizados.

“A rede da Claro está operando normalmente e sua infraestrutura segue dentro dos padrões estabelecidos no bairro São Vicente, em Itajaí”, disse. A operadora Vivo informou que não fez nenhuma manutenção no endereço.

“A operadora reforça que suas equipes atuam sempre identificadas e que adota medidas de prevenção ao furto de cabos, como a instalação de alarmes, seguranças, entre outras alternativas que dificultem o acesso daqueles que têm a intenção de cometer um crime”, esclareceu.

No caso de situação suspeita, a orientação da empresa é que o caso seja denunciado no canal 0800 14 44 44, com sigilo total. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia. Também é possível chamar a polícia Militar pelo 190. Casos de fios soltos ou rompidos devem ser comunicados pelo site www.vivo.com.br.

 

O Procon de Itajaí informou que não recebeu aviso das empresas sobre trabalhos de manutenção nem reclamações de consumidores sobre interrupção de serviços.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias