Quarta, 26 de Janeiro de 2022
°

-

Cidades Cabos Clandestinos

Celesc remove instalações irregulares de redes de telecomunicações em Itapema

A ação visa proporcionar mais segurança para a população

01/12/2021 às 17h57
Por: Redação
Compartilhe:
Celesc remove instalações irregulares de redes de telecomunicações em Itapema

A Celesc realizou nesta terça-feira (30) a Operação Cabos Clandestinos, para retirar instalações irregulares de fiação telefônica da rede elétrica no Centro de Itapema.

Com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito de Itapema, foram removidos materiais que estavam sob aproximadamente 4 km do sistema de distribuição de energia.

Os materiais removidos incluem cabos e mangueiras que eram usadas para passagem de fio, proibidos para esse tipo de instalação. O gerente do Núcleo Leste, Pedro Molleri, destaca que as irregularidades estavam fora do modelo padrão exigido.

"Essas instalações prejudicam o fornecimento de energia, pois excedem o limite suportado pelas redes de energia. Além disso, elas não tinham projeto aprovado pela Celesc", explica.

Risco à sociedade e rede mais vulnerável

Além das ligações irregulares causarem poluição visual, deixam a rede de distribuição de energia elétrica mais vulnerável a sobrecargas e até mesmo mais propícia a curtos circuitos, colocando em risco a vida da população.

A Operação está em consonância com Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que estabelecem normas técnicas para cumprimento e multas e sanções para operadoras de telefonia que não cumprirem as medidas.

A Celesc reforça que a sociedade também pode denunciar irregularidades na rede elétrica pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor.

Mais de mil notificações e 48 mil postes inspecionados em SC

Ao longo dos últimos três anos , a Celesc emitiu 1.190 notificações e fiscalizações, sendo inspecionados cerca de 48,1 mil postes em todo o estado de Santa Catarina.

Somente em 2021, foram 33,2 mil postes inspecionados e 582 notificações emitidas. O valor em multas aplicadas pelo Núcleo Leste neste ano chega a R$ 9 milhões

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Itapema - SC
Sobre o município Notícias de Itapema - SC
- Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias