Quarta, 26 de Janeiro de 2022
°

-

Brasil Mudanças

IPVA, DPVAT e a nova CNH: fique atento às mudanças em 2022

Os motoristas devem ficar atentos às mudanças que vão acontecer neste ano

05/01/2022 às 07h04
Por: Redação
Compartilhe:
IPVA, DPVAT e a nova CNH: fique atento às mudanças em 2022

Mudanças vão acontecer em 2022 com o IPVA, DPVAT e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os motoristas devem ficar atentos para não serem surpreendidos no futuro.

IPVA

Em janeiro vai acontecer um aumento no valor do IPVA. Esse aumento será no valor venal dos veículos, que sofreu uma grande valorização no ano passado. No entanto, a alíquota cobrada pelos estados, permanecerá a mesma.

 

Em 2021, os veículos usados ficaram 31,8% mais caros no ano, e os novos tiveram uma alta de 19,3%, de acordo com a Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas.

Em São Paulo, por exemplo, o aumento médio no tributo será de 30% e no Distrito Federal,  em média, ficará 10% mais alto.

Por isso, você deverá conferir no estado onde mora, quais as condições que serão oferecidas para pagamentos à vista ou os prazos de parcelamento.

Isenção no seguro DPVAT

Uma boa notícia para o motorista, ele estará isento de pagar o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, essa isenção também aconteceu no ano passado. Em 17 de dezembro de 2021, o CNSP (Conselho Nacional dos Seguros Privados), vinculado ao Ministério da Economia, aprovou a isenção, desta forma, os condutores estão livres dessa obrigação em 2022. A isenção vale para todas as categorias e foi concedida devido a excedência de recursos.

De acordo com o CNSP, a isenção foi concedida porque existe um excedente de recursos no FDPVAT – Fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT, para cobrir os prejuízos com acidentes de trânsito.

Porém, a medida afeta o Sistema Único de Saúde (SUS), que recebia 45% da arrecadação anual do DPVAT.

Nova CNH

A partir deste ano começa a valer a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o novo modelo vai começar a ser emitido a partir de 1° de junho de 2022. A resolução n° 886 foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.

O novo modelo tem como intenção impedir a falsificação do documento, dando mais segurança ao motorista. Para isso, a nova CNH vem com uma tinta que brilha no escuro e itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta e com um QR Code.

Serão duas formas que o condutor poderá ter o documento, em papel ou modelo digital que poderá ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O novo modelo só será exigido aos novos condutores ou para quem pedir a renovação da CNH a partir de junho.

Uma outra novidade, a partir deste ano, a CNH  apresentará uma tabela com todos os tipos de veículos (identificados por letras e desenhos das carrocerias) indicando quais deles o condutor está apto a conduzir. Inclusive vai identificar se o motorista usa o documento para atividades remuneradas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias