Quarta, 26 de Janeiro de 2022
°

-

Geral Sem Carnaval 2022

Florianópolis cancela carnaval 2022

Prefeito cita pandemia e lotação em unidades de saúde como motivos

05/01/2022 às 07h28
Por: Redação
Compartilhe:
Florianópolis cancela carnaval 2022

A Prefeitura de Florianópolis anunciou na noite desta terça-feira (4) o cancelamento do carnaval 2022. Em nota, o município informou que tanto os blocos de rua quanto os desfiles das escolas de samba não vão ocorrer este ano.

O prefeito, Gean Loureiro (DEM), afirmou em uma rede social que "a Prefeitura não vai promover grandes eventos neste momento de incertezas sobre a pandemia e emergências públicas e privadas com muita pressão de atendimento".

O político disse ainda que "entendo, também, que os desfiles são importantes para as comunidades e cultura da nossa cidade. Vamos procurar as escolas para buscar novas parcerias no futuro".

Antes do carnaval, a cidade já havia cancelado o tradicional show de fogos do réveillon.

Filas em unidades de saúde

Florianópolis é um dos municípios catarinenses que registra alta procura de moradores e turistas nos postos de saúde. Houve registro de filas e reclamações pela demora no atendimento por parte dos pacientes. Há relatos de pessoas que passaram até 24 horas na fila e houve flagrante de pessoas deitadas no chão enquanto esperavam.

A prefeitura informou que o aumento no número na procura por atendimento é considerado esperado nesta época do ano por causa dos turistas. Segundo a administração, boa parte dos atendimentos é de pacientes com sintomas gripais.

Profissionais da saúde infectados

O aumento de casos de Covid-19 entre profissionais de uma unidade de saúde de Florianópolis é investigado pela Secretaria de Saúde da Capital. Segundo o secretário da pasta, Carlos Alberto Justo da Silva, ao menos quatro trabalhadores que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul estão em isolamento.

"É muito cedo para falar em surto, porque precisamos descobrir se a contaminação ocorreu dentro da unidade ou se veio de fora. Por isso, estamos investigando", disse ao g1.

Os atendimentos no local ocorrem normalmente, informou a pasta, com profissionais não contaminados.

Suspeitas de "flurona"

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de "flurona", infecção simultânea de uma pessoa pela Covid-19 e pelo vírus influenza, da gripe, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na tarde desta terça-feira (4). Até 16h de terça, não havia casos confirmados no estado.

A Dive não divulgou de quais cidades são as suspeitas de infecção simultânea.

Ômicron em SC

Na segunda (3), a Dive confirmou que há 54 casos confirmados da variante ômicron do coronavírus em Santa Catarina, 42 deles em Florianópolis. Na quinta-feira (30), o órgão havia informado que há a transmissão comunitária do vírus no estado.

A Dive destacou que as vacinas são eficazes contra a variante ômicron, principalmente com o esquema vacinal completo. O órgão enfatiza que é importante que a população se imunize com as duas doses ou dose única, e receba a dose de reforço.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias