Em dois meses, a atmosfera de Blumenau (SC) se transforma. A Oktoberfest toma os setores do Parque Vila Germânica e as ruas da cidade de 9 a 27 de outubro, e a cidade ganha as cores e sabores das heranças da imigração alemã.
Se para os visitantes a contagem regressiva ainda parece longa, para as marcas envolvidas com a festa já é tempo de preparação e definições. Através delas, já dá pra entender um pouco do que será a festa em 2024.
A cervejaria que leva o nome da cidade para a festa
Desde que foi fundada, em 2015, a Cerveja Blumenau participou de todas as edições da Oktoberfest como uma das marcas artesanais oficiais do evento. Em 2024 não será diferente. A fábrica já está atuando com programação de produção dos rótulos clássicos que serão servidos no setor 2 do Parque Vila Germânica.
Além do clássico Pilsen, a Cerveja Blumenau se destaca por rótulos como Capivara Little IPA e Double IPA, Frida Blonde Ale e Ipê Amarelo. Esta será a segunda edição que a marca vai trabalhar também com a Ipê Branco, versão da Hop Lager sem álcool. Mais informações estão em @cervejablumenau.
O símbolo da gastronomia regional
A linguiça Blumenau, além de levar o nome da cidade, é oficialmente um produto da região: apenas 16 municípios do Vale e Alto Vale do Itajaí podem produzir o embutido inspirado na gastronomia dos imigrantes alemães. A Olho Embutidos, uma das primeiras fabricantes do produto, também prepara produções extras para o evento.
Na praça de alimentação, alguns pontos gastronômicos preparam itens com a linguiça Blumenau, que é um dos recheios mais pedidos da batata recheada, um dos mais populares sabores de risoto e este ano estará também recheando churros de polenta. Mais informações estão em @olhoembutidos.
Bier Vila: pratos e cervejas regionais
Se o visitante da Oktoberfest quiser conhecer a gastronomia e as cervejas produzidas no Vale Europeu, ele tem parada certa: a Bier Vila. A casa, que funciona há 13 anos, repercute o clima da festa durante o ano todo para quem conhece Blumenau fora de outubro. Durante a Oktoberfest, oferece as grandes estrelas do cardápio em dois cardápios. Durante o dia, pratos compartilhados como o joelho de porco e o marreco são servidos para serem degustados em mesas e cadeiras. Já à noite, os pratos ganham versões de lanches, para que o visitante possa seguir aproveitando a festa.
Além dos preparativos que envolvem a logística das matérias-primas e a estrutura do restaurante, a Bier Vila também contrata mais de 30 profissionais temporários para os atendimentos em outubro. A casa fica em frente à entrada do setor 2 do Parque Vila Germânica. Mais informações estão disponíveis em @biervila.
Destilados com tradição e reconhecimento
A Schluck Licores é uma marca especializada em destilados aromatizados que carrega a origem no nome: a marca de Blumenau (SC) se modernizou para o universo da coquetelaria e segue se conectando com a festa através dos produtos. Foi a primeira produtora, por exemplo, dos licores de cerveja. Hoje há uma linha específica só pra eles, chamada de Bier Likör.
Durante a festa, na loja localizada no Empório Vila Germânica, serve drinks preparados com os licores e também doses dos licores digestivos da marca, que conquistou em 2024 os prêmios de melhor Vermute Dry e melhor licor de Nuts do mundo. Mais informações estão em @schlucklicores.
A casa da estrela da Oktoberfest
Se a cerveja é a grande estrela da Oktoberfest, a casa dela também é um dos pontos mais procurados pelos visitantes. O Museu da Cerveja de Blumenau (SC) fica no Centro Histórico da cidade e conta, em oito salas temáticas, tudo sobre a bebida: desde os ingredientes até a história, explicando como é a relação da bebida com a sua Capital. Em outubro de 2023 foram mais de 1,3 mil visitantes e em 2024 esse número deve ser ainda maior.
Mais informações estão em @museudacervejablumenau.
O esquenta oficial: Norden Bar & Biergarten
Para o visitante que quer viver um pouco do clima da cidade antes de ir para o Parque Vila Germânica, o Norden Bar & Biergarten está preparando uma programação especial. O espaço é uma ode à cultura dos imigrantes, desde o biergarten a céu aberto, sempre com apresentações culturais e atividades alusivas às tradições, até a casa, decorada com itens de antiquários. A sugestão é beber um chope em uma caneca de um litro, tal qual fazem os alemães na sua Oktoberfest.
Mín. 18° Máx. 21°